Total de visualizações de página

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Flamengo: Comparação entre os times de 2009 e 2011.

Muitos comparam o time de 2009 com esse de 2011.Realmente,há semelhanças entre eles,com uma diferença,que vou citar mais a frente.
Para começar,vou apresentar os times titulares de 2009 e 2011.
2009: Bruno,Léo Moura,Álvaro,Ronaldo Angelim e Juan.Aírton,Maldonado,Willians e Pet.Zé Roberto e Adriano.Técnico:Andrade.
2011: Felipe,Léo Moura,Wellinton,Alex Silva e Junior César.Aírton,Willians,Renato e Thiago Neves.Ronaldinho Gaúcho e Deivid.Técnico:Vanderlei Luxemburgo.
Vamos as comparações.
No gol,temos bons goleiros,com a mesmas especialidades e falhas,as defesas de penaltis e as saídas de gol,respectivamente.
Nas laterais,não temos mais o ímpeto ofensivo de 2009 da dupla Léo Moura e Juan,mas,na teoria,continuamos com bons laterais,agora com Leo Moura e Júnior César,apesar da má fase do Leo Moura,que irrita a Nação.
A zaga,em 2009,era muito criticada.Naquele ano,Álvaro foi contratado para melhorar o desempenho da defesa,e do Ronaldo Angelim,que após a aposentadoria do Fábio Luciano,se perdeu junto com a defesa do Fla.Após sua contratação e uma mudança de esquema,no qual o Aíton jogava como um falso terceiro zagueiro,protegendo a defesa,ela se ajeitou e foi um dos pontos fortes do time.
Assim como em 2009,a zaga desse ano também é muito criticada.Para resolver esse problema,o Flamengo investiu na contratação do zagueiro Alex Silva,e,tentando repetir o sucesso de 2009,repatriou o meio de campo Aírton,que estava no Benfica,de Portugal.
No meio de campo,em 2009,tínhamos Aírton,Willians e Maldonado,auxiliando a defesa e dando apoio ao ataque.Pet era o responsável por municiar o ataque composto por Adriano e seu fiel escudeiro,Zé Roberto.
Zé Roberto tinha papel fundamental nesse time,por que,apesar de Pet estar escalado taticamente no meio de campo,devido a sua idade,não conseguia voltar para ajudar na marcação.Zé Roberto se sacrificava e fazia esse papel,deixando o talento de Pet ajudar Adriano a resolver a partida,e muitas vezes fazendo esse papel de definidor,como aconteceu durante o campeonato,contra Vitória,São Paulo e Corinthians,por exemplo.
No time desse ano,o papel de auxilar a defesa e dar apoio ao ataque cabe a Aírton,Willians e Renato.Assim,como em 2009,Aírton fica mais preso a defesa.O responsável por municiar o ataque,composto por Ronaldinho Gaúcho e Deivid,na teoria,é o Thiago Neves.Na teoria,por que na prática,esse papel é dividido com o Ronaldinho.
Apesar de taticamente escalados em posições diferentes,vejo o Thiago Neves como 1 Zé Roberto e o Ronaldinho como 1 Pet.Ronaldinho o Pet desse ano?Tá louco?Explico.Ronaldinho não pode ficar voltando para ajudar a defesa,pode deixar o atacante na cara do gol e decidir o jogo a qualquer momento numa bola parada (igual o Pet em 2009).Thiago Neves,igual o Zé Roberto,se sacrifica,voltando e ajudando a defesa,sendo um coadjuvante de luxo e deixando Ronaldinho usar seu talento para decidir os jogos e municiar o Deivid.
Deivid... cheguei no que considero a principal diferença entre o time atual e o de 2009,que citei no inicio do texto.Em 2009 tínhamos 1 centroavante de respeito,que podia decidir o jogo a qualquer momento.Esse ano não temos isso.
Apesar de ainda estarmos no inicio do segundo turno,já há algumas semelhanças entre as campanhas de 2009 e essa atual.
Em 2009,também vivemos um momento ruim,com alguns jogos sem vitórias,tal qual estamos vivendo atualmente;também perdemos pontos bobos (como para o Goias,na antepenúltima rodada do campeonato brasileiro,num Maraca lotado),que decepcionou muito e fez alguns deixarem de acreditar na conquista do Hexa;viramos 1 jogo na Vila,de uma forma menos espetacular que a desse ano (que não tem comparação),mas,não menos importante;fomos prejudicados pela arbitragem,que beneficiava,na época,o São Paulo,etc...
Esse ano,não temos o Maraca ( e como ele faz falta ),mas,o apoio da Nação tem que ser o mesmo de 2009.
Enfim,não importa qual será o roteiro desse ano.Só espero que o fim seja o mesmo.
SRN.

Um comentário: